Bunda branca

Quando olhar a imagem irá entender o porque desse nome. 
Essas vespas aparecem sempre à noite e quase sempre nos finais de semana, brincamos que nosso filho mais velho as atrai. 
Cortando uma folha de coqueiro, Vavá descobriu esse ninho. Picada super dolorosa, experimentei uma no pescoço tempos atrás. 


O churrasquinho



Louva a deus

O vento trouxe-o para o banquinho perto do meu pé. Chegou armado, pinças abertas, belíssimo. 
Foi o tempo de acionar a câmera e ele posar para a foto, uma lagartixa do tamanho de um crocodilo (kkkkk) deu um bote e o lanchou - cadeia alimentar. 




Folhas secas ao vento, a camuflagem quase perfeita...



Cafeteira

Presente de minha irmã, para que o cheiro do café invada a casa.

Almoço garantido

Cará moela, firme e saboroso. Vai bem cozido no feijão, na carne ou puro. 
Temos 3 pés produzindo pouco mas gostei do sabor e vou cuidar melhor. 


Flores e mais flores

Confete, pedacinho colorido de saudade…

Nome popular dessa planta maravilhosa. Sobre ela encontrei as seguintes informações:

Confete (Hypoestes phyllostachya ou a sinonímia:Hypoestes sanguinolenta), da família das acantáceas.
As folhas são bem delicadas, a confete ou face-sardenta murcha facilmente se ficar no sol muito forte do fim da tarde, em locais quentes principalmente. As folhas tem diversas cores, manchas, e o fundo pode ser branco, rosa, verde, vermelho, e as manchas róseas, vermelhas ou brancas.

Muito rústicas e de fácil cultivo,devem ser plantadas preferencialmente à meia-sombra, em solo fértil, e enriquecido com matéria orgânica ou adubos com regas dia sim dia não. O vaso não deve secar até a próxima rega, mas não pode encharcar também.

IMG_1937

 

Uma begônia dobrada, na embalagem vieram as seguintes informações:

Temperatura de 18º a 28º, regar a cada 2 ou 3 dias…

IMG_1938IMG_1939

 

Flor de maio (florescendo em novembro).

A primeira ganhei de minha mãe, sobrevive até hoje, floresceu poucas vezes e o estado atual não é dos melhores. Comprei duas e ‘matei’, ganhei uma de minha irmã e também ‘matei’. Vamos ver se essa sobrevive…

Informações na embalagem: Manter o vaso em local com luz indireta, regar o necessário para manter a terra úmida, evite acumular água no pratinho, adubar uma vezx por mês, evitar temperatura superior a 28º C.

Achei interessante que recomendam evite mudar o vaso de lugar, a planta foi produzida em Holambra, SP, viajou até Caruaru, depois para Palmares e para o sítio. Será que esse vaso sabe a diferença entre viajar e ser mudado de local?

IMG_1940

 

Duas carnívoras iguais

  • Nome Científico: Dionaea muscipula
  • Nomes Populares: Dionéia, Dionea, Vênus-caça-moscas, Vênus-papa-moscas
  •  

    A dionéia é uma planta herbácea carnívora nativa dos pântanos do sudeste dos Estados Unidos, nos estados da Carolina do Norte e do Sul. Ela é uma das pouquíssimas espécies de plantas capazes de realizar movimentos, juntamente com a drosera e a dormideira. É uma planta bem pequena, com no máximo 10 cm de altura e cerca de 4 a 8 folhas dispostas em roseta. Suas folhas são muito particulares, compostas de pecíolo e uma armadilha, divida em dois lóbulos, como uma mandíbula com 15 a 20 longos “dentes” nas bordas. O pecíolo é achatado, verde e além de sustentar a mandíbula tem função fotossíntética.

     

    IMG_1942IMG_1943

     

    Uma suculenta cujo nome não descobri

    IMG_1944

     

     

    E ela, a rainha, uma orquídea ainda desconhecida, a única flor veio seca

    IMG_1945IMG_1946