Iogurte

cownabemos que o leite é um dos alimentos mais completos, contendo proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, sais minerais e água, o que se justifica pelo fato de ser produzido pelas fêmeas dos mamíferos com a finalidade de suprir as necessidades alimentares dos filhotes nos primeiros dias de vida.

Ao leite fermentado acrescentam-se bactérias que vão melhorar a flora intestinal. A coalhada é um dos leites fermentados mais antigos, bastando deixar o leite cru ser transformado pelas bactérias que nele existem. No entanto são vários os problemas que podemos encontrar no preparo dessa delícia, o leite cru pode conter bactérias nocivas e atualmente é difícil encontrar leites de boa qualidade in-natura.

Recorremos então às coalhadas industrializados, repletas de conservantes e outros aditivos químicos.

Outro bom fermentado é o iogurte, e este podemos fazer em casa mesmo a partir do leite em pó.

 

INGREDIENTES

200 gramas de leite em pó (1 bolsa)

1 copo de iogurte

COMO FAZER

Dissolva o leite em pó em água até completar 1,5 litros (um litro e meio), leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que fique morno (aproximadamente 30 graus).

Retire do fogo, acrescente o iogurte e mexa bem. Coloque em um recipiente de vidro, louça ou plástico com tampa.

Para manter aquecido por, no mínimo, seis horas podemos usar diversos artifícios: embrulhar o recipiente com folhas de jornal, lençol velho, camisetas (limpas) ou colocar em bolsa térmica, o importante é que fique aquecido o maior tempo possível para que ocorra a fermentação.

 

Seis horas é um bom tempo para que fique pronto, mas se deseja um iogurte mais firme pode esperar um pouco mais, com o tempo você encontra o ponto desejado.

 

Conserve em geladeira.

IMPORTANTE - reserve um copo desse iogurte para fazer o próximo…

 

Minhas crianças não gostam de iogurte natural, o que faço?

Bata no liquidificador o seu iogurte pronto junto com uma caixa de gelatina da preferência delas (preparada conforme a embalagem) e adoce com mel. Leve ao congelador em copos individuais…

Liquidifique o iogurte com gelatina natural e frutas, leve para gelar…

Sirva com uma geleia de frutas levemente misturada ao iogurte…

Tente, invente, faça diferente!

E bom apetite, com muita saúde.

0 Responses