Um pé de guaraná

O guaranazeiro (Paullinia cupana, variedade sorbilis (Martius) Duke) é uma planta nativa da Amazônia, produz o fruto conhecido como guaraná. É uma espécie vegetal arbustiva e trepadeira da família das sapindáceas, cujo nome provém do termo indígena "varana", que significa árvore que sobe apoiada em outra. Cultivado inicialmente, na Amazônia pelos índios maués.

Dias atrás meu filho ganhou um pé de guaraná, ficamos todos contentes.

Ontem pegamos a planta e ele provou alguns frutos…

Quando chegou em casa eu vi que não era guaraná, e sim uma planta que eu desejava a muito tempo. Um arbusto espinhoso com frutinhos vermelhos, lembrando o azevinho.

Brincamos dizendo que era um pé de Siloé (refrigerante de fundo de quintal)…

De todo modo agradeço a quem nos presenteou, perdi o guaraná e ganhei outro que sempre tentei cultivar.

um pé de quê guarané é que não é

Se você conhece esta planta coloque o nome nos comentários.

4 Responses
  1. Anônimo Says:

    Eu também tenho essa planta no quintal de casa e se souberem o nome e se a fruta é comestível eu agradeço.

    Abraço Eric


  2. Unknown Says:

    EU JA COMI ESSA FRUTA VARIAS VESES ..ELES DIZEM QUE E A GUARANA DE QUINTAL E SUPER DOCE ///NAO FAZ MAL NAO ....ATE OS PASSOS E PEIXES ADORAM ESSA FRUTA...ESPERO TER AJUDADO///


  3. Na verdade é da família dos cítrus, Tryphasia trifolia é seu nome científico.
    Comestível, muito doce.
    Germina fácil.


  4. https://www.youtube.com/watch?v=1iFa4r4PVaw